Suplemento da Semana: Dextrose x Maltodextrina
No último post sobre suplementos, falamos que é recomendada a utilização da whey protein associada a dextrose ou maltodextrina. São tantas coisas qua falam sobre esses dois que muita gente fica na dúvida sobre qual tomar. Pensando nisso, elaboramos esse post para tentar sanar todas as interrogações existentes na cabeça dos praticantes de atividade física.
A dextrose e a maltodextrina são suplementos à base de carboidratos. Os carboidratos são o combustível do nosso corpo, a principal fonte de energia durante a realização das atividades.Existem vários tipos de suplementos à base de carboidratos, mas vamos nos focar nos citados acima.
A dextrose é considerada um carboidrato simples (glicose), com alto índice glicêmico e rápida absorção. Devido a sua rápida absorção, ela libera insulina também de forma rápida, a qual é responsável por levar a glicose juntamente com as proteínas disponíveis para dentro da célula, ou seja, a insulina facilita a entrada das proteínas nas células musculares. Por esse motivo, a dextrose é o carboidrato ideal para ser consumido após o treino junto com a whey. No pós treino, o corpo tem sede de glicose e, caso ele não tenha acesso a um carboidrato, com certeza utilizará a proteína como fonte de açúcar, o que não é legal pra quem deseja aumentar os músculos.
A maltodextrina é considerada um carboidrato complexo, entretanto as ligações existentes entre os compostos que fazem da maltodextrina um carboidrato complexo são muito fracas e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja apenas um pouco mais lenta e seu índice glicêmico um pouco menor que o da dextrose.
Por ser um carboidrato complexo, muitas pessoas pensam que a maltodextrose é um bom carboidrato para ser utilizado antes do treino, o que não é correto. As diferenças de digestão e índice glicêmico entre os dois carboidratos são muito pequenas, sendo a malto capaz de gerar um pico de insulina quase tão alto e tão rápido quanto a dextrose, ou seja, sua utilização no pré-treino pode levar o usuário a um quadro de hipoglicemia durante a realização da atividade física.
Em resumo, quando utilizadas com o objetivo de repor as reservas de glicogênio (forma de armazenamento do açúcar no corpo humano) ou elevar as taxas de insulina no sangue para facilitar o transporte de proteínas pra dentro das células músculares, tanto a malto quanto a dextrose são capazes de realizar o trabalho com bastante eficácia. Cabe a você descobrir com qual dos dois seu corpo tem melhores resultados. Na dúvida, uma dose com 50% de cada um pode ajudar a resolver o problema.
Comentários
Postar um comentário