Suplemento da Semana: Dextrose x Maltodextrina

A dextrose e a maltodextrina são suplementos à base de carboidratos. Os carboidratos são o combustível do nosso corpo, a principal fonte de energia durante a realização das atividades.
Existem vários tipos de suplementos à base de carboidratos, mas vamos nos focar nos citados acima.
A dextrose é considerada um carboidrato simples (glicose), com alto índice glicêmico e rápida absorção. Devido a sua rápida absorção, ela libera insulina também de forma rápida, a qual é responsável por levar a glicose juntamente com as proteínas disponíveis para dentro da célula, ou seja, a insulina facilita a entrada das proteínas nas células musculares. Por esse motivo, a dextrose é o carboidrato ideal para ser consumido após o treino junto com a whey. No pós treino, o corpo tem sede de glicose e, caso ele não tenha acesso a um carboidrato, com certeza utilizará a proteína como fonte de açúcar, o que não é legal pra quem deseja aumentar os músculos.
A maltodextrina é considerada um carboidrato complexo, entretanto as ligações existentes entre os compostos que fazem da maltodextrina um carboidrato complexo são muito fracas e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja apenas um pouco mais lenta e seu índice glicêmico um pouco menor que o da dextrose.
Por ser um carboidrato complexo, muitas pessoas pensam que a maltodextrose é um bom carboidrato para ser utilizado antes do treino, o que não é correto. As diferenças de digestão e índice glicêmico entre os dois carboidratos são muito pequenas, sendo a malto capaz de gerar um pico de insulina quase tão alto e tão rápido quanto a dextrose, ou seja, sua utilização no pré-treino pode levar o usuário a um quadro de hipoglicemia durante a realização da atividade física.
Em resumo, quando utilizadas com o objetivo de repor as reservas de glicogênio (forma de armazenamento do açúcar no corpo humano) ou elevar as taxas de insulina no sangue para facilitar o transporte de proteínas pra dentro das células músculares, tanto a malto quanto a dextrose são capazes de realizar o trabalho com bastante eficácia. Cabe a você descobrir com qual dos dois seu corpo tem melhores resultados. Na dúvida, uma dose com 50% de cada um pode ajudar a resolver o problema.
Comentários
Postar um comentário