Suplemento da Semana

Como a proposta do blog não é só falar de trilhas e turismo, mas também de saúde e fitness, já faz um tempo que estávamos pensando em inaugurar a tag "suplemento da semana" pra variar um pouco os assuntos, mas são tantos eventos pra acontecer que essa idéia acabava sendo sempre adiada.
Hoje, finalmente, essa idéia sai do mundo dos pensamentos e chega ao nosso blog pra ficar.

O escolhido da semana é a popular whey protein, sendo considerada por muitos atletas a melhor proteína que existe.
Antes de falar propriamente da whey, é preciso entender alguns pontos importantes:

1º-proteínas são macronutrientes indispensáveis na formação e manutenção dos tecidos, principalmente do tecido muscular. Para quem deseja ganhar músculos, a ingestão protéica adequada é indispensável pois ela alimenta o músculo e evita que o corpo queime a massa muscular pra repor a energia gasta no treino;
2º-existem vários tipos de proteínas disponíveis no mercado, a whey é apenas uma delas;
3º-o valor biológico das proteínas indica o quão digerível ela é pelo organismo, ou seja, com qual eficiência o organismo utiliza os aminoácidos essenciais presente nessa proteína e se a quantidade desses aminoácidos se aproxima das necessidades do organismo;
4º-aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos em quantidades adequadas pelo organismo, por isso devem estar presentes na dieta;
5º-whey protein é um tipo de proteína e não uma marca como muitas pessoas pensam.

Entendidos esses conceitos, vamos ao que interessa...

A whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, gerado durante o processo de fabricação do queijo. Durante muitos anos, essa parte do leite foi desprezada e somente na década de 70 descobriu-se que esse soro possui proteínas de alto valor biológico e importante papel no tratamento e prevenção de várias doenças. Ela oferece as proteínas essenciais de forma prática e segura quando consumida respeitando-se as recomendações diárias. É encontrada de várias formas (pó, isolada, liquida, gel, barras, etc), entretanto a whey concentrado em pó e a isolada são as mais concentradas, sendo que as concentradas possuem baixa quantidade de gordura e carboidratos e as isoladas normalmente são whey pura, livre de gorduras e carboidratos.

Entre os principais beneficios dessa proteína, destacamos seu alto valor biológico (maior que a albumina e a proteína da soja, por exemplo), sua rápida absorção (o que é muito importante depois do treino) e a ação antioxidante (evita o envelhecimento das células). Existem pesquisas que também atribuem propriedades anti-cancerígenas e anti-stress à whey, além da sua capacidade de melhorar as defesas do organismo.

Entre as principais marcas existentes no mercado da whey concentrado em pó, levando-se em consideração a concentração por dose, a absorção e o preço, as 3 melhores são:




1º - 100% Whey Protein Gold Standard da Optimum.
Eleita a melhor whey do mundo por várias vezes consecutivas, possui altíssima concentração por dose (24g/30,4g) e ótima absorção.



2º - Whey da Designer

Possui sabor agradável e sua concentração é de 18g em uma dose de 24g.




3º - 100% Whey da EAS

Também tem ótima concentração por dose e um preço bem amigo, em média R$120,00.


Entre as whey protein isoladas, a VP2 se destaca disparado. Ela é a mais indicada pelos profissionais da nossa equipe por apresentar melhores resultados. Estudo realizado com pessoas que tomaram VP2 por 12 semanas mostraram que essas apresentaram um ganho de massa magra 6 vezes maior que aquelas que ingeriram outras fontes protéicas. O parte ruim é o preço nada camarada, por esse motivo algumas pessoas preferem fazer uso das proteínas concentradas em pó.

A melhor forma de utilizar a whey protein para quem faz exercícios a fim de ganhar massa muscular é ao acordar, pois durante o dia passamos longos períodos sem nos alimentar e a whey pode ser uma ótima fonte de energia, e após o treino, pois é nessa fase que o músculo está mais apto a absorver os nutrientes favorecendo o crescimento do músculo.

Para um melhor aproveitamento da whey no organismo é interessante ingerí-la com a dextrose ou maltodesxtrose, pois esses acarboidratos vão repor as energias gastas no treino evitando que a whey seja transformada em açúcar no intuito de suprir esse gasto energético.

Misturar whey com suco, leite, etc, pode influenciar na absorção da proteína, sendo assim, a forma ideal de preparo é whey, dextrose e água. É importante também esperar em média 30 minutos para fazer uma refeição.

Para finalizar, antes de comprar sua whey não esqueça de analisar bem os ingredientes do produto, pois muitas vezes no rótulo vem escrito Whey Protein, mas na sua composição existe albumina, proteína de soja, ou seja, não se trata da proteína do soro do leite pura.

Se vocês tiverem alguma dúvida, podem perguntar nos comentários que teremos imenso prazer em responder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que levar para trilha?

Trilha para Oliveira dos Campinhos

EXCURSÃO PARA FORTALEZA - ROTEIRO E INFORMAÇÕES DA VIAGEM